criadores

Passaporte de Pato Branco seleciona mais oito animais para a Expointer

Data: terça, 11 de junho de 2019 - Hora: 09:28

Exposição no sudoeste paranaense consagrou égua de criatório de Palmeira como Melhor Exemplar da Raça

Com 83 animais marcados (além de outros 38 das categorias incentivo), Pato Branco, no Paraná, sediou uma Exposição Passaporte nível B e juntou-se a Camaquã (RS), Igrejinha (RS) e Londrina (PR), que também ultrapassaram a marca de 80 Cavalos Crioulos inscritos. As filas percorreram a pista do Parque de Exposições de Pato Branco, de 8 a 9 de junho, e foram avaliadas pelo jurado Carlos Marques Gonçalves Neto - que julgou, pela primeira vez, uma exposição morfológica em solo paranaense. "Foi um julgamento muito bom, com um nível excelente de animais, principalmente nas potrancas e nas éguas. Realmente, acho que a Passaporte de Pato Branco está muito bem caracterizado pelo nível de animais que se apresentou", avaliou.

A grandeza da exposição também foi celebrada por quem trabalhou para organizá-la, como disse o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná, Vilson Luiz Junior Periolo. "Eu vejo com grande sucesso o nosso evento, até superando as expectativas da nossa diretoria. Só temos agradecer ao povo que veio e prestigiou a nossa festa. Isso nos deixa satisfeito para que a gente comece a correr atrás para os próximos eventos do núcleo", garantiu o jurado, que trabalhou ao lado do técnico Adolfo José Martins Neto.

Entre as fêmeas, a Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã foi Insígnia da Vendramin. Após ter sido Campeã do Campeonato Égua Adulta, a zaina obteve todas as escarapelas possíveis no evento. É filha de São João do Juncal Pandemônio e Madrugada do Carrachi, com criação e exposição de Aldo Vendramin, da Estância Vendramin, localizada em Palmeira, no Paraná. Nos machos, a fila foi puxada por Jogo do Osso Marupá, que sagrou-se também Campeão Cavalo Adulto. É filho de Chicão de Santa Odessa e VV Lua, cujo criador é Roberto Augusto Scheid e expositores Maria Isabel Pombo Dockhorn e filhos Henrique Augusto Schbair, na Fazenda Santa Izabel e Reprodução Equina, em Fortaleza dos Valos e Ijuí (RS).

As próximas Passaportes passam por Avaré (SP), de 20 a 22 de junho, e por Chapecó (SC), Brasília (DF) e Campo Verde (MT), em julho. O Banrisul é o patrocinador oficial do ciclo de Exposições Passaporte 2019, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
Insígnia da Vendramin, criador e expositor Aldo Vendramin, Estância Vendramin, Palmeira (PR)

Reservada Grande Campeã
Milonga do Capão da Ronda, criador Jorge e Júlio Costa e expositor Gabriela e Isabela da Costa, Cabanha Capão da Ronda, Cruz Alta (RS)

Terceira Melhor Fêmea
Moça Bonita da Vendramin, criador e expositor Aldo Vendramin, Estância Vendramin, Palmeira (PR)

Quarta Melhor Fêmea
Naja da Taimã, criador e expositor Taiane Leticia Zocchetto, Cabanha Taimã, Santa Rosa (RS)

MACHOS

Grande Campeão
Jogo do Osso Marupá, criador Roberto Augusto Scheid e expositor Maria Isabel Pombo Dockhorn e filhos Henrique Augusto Schbair, Fazenda Santa Izabel e Reprodução Equina, Fortaleza dos Valos e Ijuí (RS)

Reservado Grande Campeão
Farrapo Calmaria, criador e expositor Ricardo Sandi e Silvia Helena Leal Costa, Fazenda Don Gaspar, Lavras do Sul (RS)

Terceiro Melhor Macho
Belle Napoleón, criador e expositor Elizabeth Lemanski, Fazenda Paraíso, Balsa Nova (PR)

Quarto Melhor Macho
King do Ribeirão Bonito, criador e expositor Arison Jung, Cabanha Ribeirão Preto, Guarapuava (PR)

Fotos: Daymon Grocheviski/Divulgação
Texto: Pedro Henrique Krüger/ABCCC



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!