criadores

Uruguaiana define classificados para a Morfologia na Expointer

Data: segunda, 29 de abril de 2019 - Hora: 08:56

Melhor exemplar da raça Crioula em Exposição Passaporte na Fronteira Oeste foi de Alegrete

Toda a história que envolve as Exposições Passaporte em Uruguaiana (RS) ganha vida e novos capítulos a cada ciclo. O trabalho do jurado uruguaio Carlos Parietti e a eterna proximidade com a Argentina podem ser definidos como nuances de uma trajetória firme, construída com trabalho e esforço entre crioulistas sul-americanos. A 17ª Expoutono de Uruguaiana, por tudo isso, foi banhada em qualidade - capaz de superar até os mais de 30 milímetros que caíram apenas na quinta-feira, 25 de abril, no primeiro dia de programação.

No Parque Agrícola e Pastoril, com a supervisão técnica de Paulo Armando Solheid, os animais entraram em pista na sexta-feira e neste sábado, 27, para os Campeonatos e Grandes Campeonatos. Todo o trabalho foi observado de perto pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Francisco Fleck. "É uma satisfação estar participando aqui deste evento e realmente Uruguaiana, e toda a região, é um berço de animais de muita qualidade. Certamente os passaporteados aqui serão animais que estarão concorrendo em alto nível na Expointer", disse.

A fila das fêmeas foi puxada por Obra Prima da Reconquista, Melhor Exemplar da Raça e Campeã Égua Adulta. A colorada salina rabicana é filha de Hijo Bueno da Reconquista e BT Sarita II, de criação e propriedade de Marcelo Tellechea Cairoli e Maria da Glória Tellechea Cairoli, da Reconquista Agropecuária Ltda., de Alegrete (RS).

O criador e proprietário Marcelo Cairoli comemorou a conquista, especialmente por estar em casa. "É uma alegria muito grande, sobretudo porque é uma exposição muito forte. Como sempre Uruguaiana tem nível excelente de animais e é a nossa casa, então é muito bom ter em casa um resultado positivo como esse. Quero dar os parabéns a toda a nossa equipe, é um trabalho de muitos anos e de muita gente", celebrou.

No outro lado, entre os machos, Guasco Duelo foi o Grande Campeão. De propriedade da Estância Conceição do Piraju, de Manoel Viana (RS), é filho de Índio Valente de Santa Edwiges e Bandeira do Pinhal. O colorado salino foi criado e exposto por Manoel Augusto Antolini Alvares da Cunha. Toda essa qualidade foi atestada pelo jurado uruguaio Carlos Parietti. "Foram filas muito boas e numerosas, de animais muito bons. Sobretudo, como sempre, as fêmeas. Sempre parelhas, com potrancas, éguas menores e éguas adultas muito bonitas. Estou muito contente", avaliou.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea (NCCCFBT), Cláudio Martins Bastos, por fim vibrou com os mais de 75 inscritos e com a qualidade dos animais que garantiram passaporte à Esteio. "Como sempre, é uma das belas Passaportes que têm no RS e os animais que saem daqui são grandes favoritos para a grande final de Esteio (RS), na Expointer".

O ciclo de Exposições Passaporte para a Morfologia tem o patrocínio oficial do Banrisul

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
Obra Prima da Reconquista, criador Marcelo Tellechea Cairoli e expositores Marcelo e Maria da Glória Tellechea Cairoli, Reconquista Agropecuária Ltda., Alegrete (RS)

Reservada Grande Campeã
Basca de Prata, criadora Mariana Franco Tellechea e expositor Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)

Terceira Melhor Fêmea
La Pátria Guajuvira, criador e expositor Rodrigo Castellarin Fialho, Cabanha La Pátria, Uruguaiana (RS)

Quarta Melhor Fêmea e 3ª Melhor Potranca Menor
Basca Dedicada, criadora Mariana Franco Tellechea e expositor Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)

MACHOS

Grande Campeão
Guasco Duelo, criador e expositor Augusto Antolini Alvares da Cunha, Estância Conceição do Piraju, Manoel Viana (RS)

Reservado Grande Campeão
Sombrero da Reconquista, criador Marcelo Tellechea Cairoli e expositores Marcelo e Maria da Glória Tellechea Cairoli, Reconquista Agropecuária Ltda., Alegrete (RS)

Terceiro Melhor Macho
Jogo de Osso da GAP São Pedro, criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, Estância GAP São Pedro, Uruguaiana (RS)

Quarto Melhor Macho
Kaká da Tradição, criador Paulo Martins Bastos e expositor Gabriel Sastre Oliveira, Cabanha Santa Sastre, Santana do Livramento (RS)

Fotos: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação
Texto: Pedro Henrique Kruger/ABCCC



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!