Notícias

Como limpar sua sela e verificar se há desgaste

Data: quinta, 31 de janeiro de 2019 - Hora: 09:53

Manter sua traia de couro em boas condições é fundamental para a segurança. Ter a sela em dia ajuda também a manter bem a comunicação entre você e seu cavalo. Os cuidados para garantir que tudo funcione como deveria são importantes.

É recomendado que você verifique com frequência a sela toda e limpe-a. Assim como o seu cavalo se você não montá-lo, sua sela não funcionará tão bem quanto quando for usada continuamente. É importante que ela esteja funcionando de forma segura para você.

A cada prova ou uso, dê uma olhada de maneira geral em sua sela. Para limpá-la, use um sabão apropriado e armazene-a em um local onde possa ser pendurada naturalmente, protegida de poeira ou exposição ao clima. Certifique-se se limpar todos os cantinhos da sua sela.

O material, além do sabão, pode conter um pano macio e um pouco de óleo não diluído, puro, se o couro da sela estiver muito seco. Procure informações sobre os produtos que o mercado oferece e garanta que o que você for usar restaure o couro sem deixar resíduos.

Para uma limpeza correta, coloque a sela sob um suporte resistente. Pulverize um pouco do sabão de sela sobre o pano macio e passe por toda a superfície da sela. Certifique-se de levantar quaisquer dobras ou abas para limpar por baixo delas.

É importante verificar o seu latigo quanto a furos ou qualquer desgaste na dobra. Limpe ambos os lados. Em seus estribos, solte a tira e verifique se há desgaste ou mofo. Retire o estribo e limpe o excesso de terra ou barro que por ventura esteja encrustado pelo uso das botas. Também verifique a barrigueira dos dois lados.

Depois que estiver toda limpa, coloque para arejar e secar, especialmente se usar algum tipo de óleo. Remonte o estribo para que ela fique pronta para o uso novamente. Cuide desse instrumento de trabalho, para que dure bastante e não ocorra nenhum acidente quando estiver montado.

Fonte:Quarter Horse News/Cavalus



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!