colunas

HORSE EDUCATION
por Aurélio Casara

Data: terça, 30 de outubro de 2018 - Hora: 10:01

Baseado no estudo da Evolução de Treinamento do cavalo Atleta, sob as normas da FEI (Federação Equestre Internacional) e devido a necessidade de adequação do treinamento e resultados as normas internacionais, se criou um curso com extensâo acadêmica, sobre a Escala de Treinamento do Cavalo Atleta, ou seja, um rigoroso programa de reciclagem e aprendisado das normas internacionais no que diz respeito a treinameto, bem estar, comportamento, respeitando cada faze do animal e trazendo a nossa cultura uma poderosa ferramenta para melhorar os métodos aplicados, os resultados obtidos, mas principalmente o respeito ao cavalo.
Conheça um pouco mais do curso, a seguir:

Horse Eduacation - Escala de Treinamento na prática é o primeiro curso da área que usará a tecnologia EAD. Com uma plataforma totalmente interativa, por meio de vídeos, links, chats e vasto material didático os alunos serão convidados a vivenciar novas experiências e construir conhecimento.


Mas o que é a Escala de Treinamento?
A escala de treinamento é um programa de educação física sistemática de um cavalo, é um programa de ginástica e manejo diário para desenvolver as aptidões físicas e mentais naturais do cavalo. Seguindo estes princípios, é possível obter um cavalo de rendimento esportivo colaborativo, flexível e confortável, com um bom treinamento básico e uma boa aptidão para o esporte.

Assim, o curso será dividido em 7 módulos que abordarão os seguintes conteúdos:

1. Introdução a Escala de Treinamento - conceitos básicos
2. Trabalhando o ritmo e a regularidade nas três andaduras (passo, trote e galope)
3. Trabalhando a flexibilidade, elasticidade e descontração (como desenvolver por meio do manejo e do trabalho prático)
4. Trabalhando o contato a aceitação da embocadura e das ajudas do cavaleiro
5. Trabalhando a impulsão (potencializando a energia dos posteriores)
6. Trabalhando a retidão (encurvaturas e rédeas)
7. Trabalhando a reunião (engajamento e equilíbrio)

Os objetivos são:

Capacitar cavaleiros, veterinários, auxiliares de veterinários, tratadores e demais interessados no manejo e treinamento de cavalos, por meio da aplicação da escala de treinamento, visando a preparação do cavalo para o esporte e das pessoas envolvidas na atividade.

O aluno ao final do curso deverá:
1. Entender a lógica da Escala de Treinamento e estar apto a aplicá-la
2. Identificar os ritmos corretos das andaduras
3. Entender os pontos de descontração, flexibilidade e elasticidade
4. Entender como se dá o contato e os elementos que envolve
5. Identificar como se gera impulsão e se potencializa a energia
6. Entender como atingir as corretas encurvaturas e manter a retidão
7. Compreender o engajamento e a reunião
8. Compreender por meio da ET como se forma um cavalo para o esporte.

Corpo docente:

Clara Machado
Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas na UNISINOS, Doctoral Training pela International Foundation for Production Research- IFPR em Poznan University of Technology - PUT - Polonia, Mestre em Administração, área de concentração: Administração da Produção, Tecnologia e Inovação pela UCS, especialista em Ciência do Consumo pela ESPM, especialista em Marketing de Varejo e Gestão de Produtos e Marcas pela FGV, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS. No mundo hípico foi Vice Campeã Campeonato Gaúcho de Saltos, Tetra Campeã do Ranking de Adestramento RS, Hepta Campeã do Campeonato Gaúcho de Adestramento Vice Campeã Copa Helda Gerdau, Campeã Campeonato de Adestramento Nacional em São Paulo, 4a. classificação no Concurso Internacional de Dressage em Quillota – Chile, Campeã Brasileira de Adestramento Categoria Profissional Média II 2017 no Rio de Janeiro, Medalha de Bronze no Concurso de Adestramento da Amizade – Chile 2017 - Juíza de Adestramento Nacional Oficial CBH - Juíza de Cavalos Novos Nacional CBH - Instrutora de Adestramento Dressage Team RS.

Eduardo Geyer
Possui Residência em Clinica e Cirurgia de Equinos no Departamento de Assistência Veterinária do Jockey Club em São Paulo, em 1996; Estágio de Adaptação e Serviço como Médico Veterinário Militar no 3Regimento de Cavalaria de Guardas - Regimento Osório em 1997; EIS - Estágio de Instrução e Serviço como Médico Veterinário Militar no 3Regimento de Cavalaria de Guardas - Regimento Osório em 1998; Veterinário Credenciado pela Confederação Brasileira de Hipismo; Inspetor Zootecnico da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo; Inspetor Zootecnico da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo do Cavalo Puro Sangue Lusitano;Inspetor Zootecnico da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Appaloosa;Inspetor Zootecnico da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe; Especialização em Clinica de Equinos pela UFRGS e Epecialista em Quiropraxia Animal pela AIQA.

Sara Hartmann
Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Recursos Humanos pela UNISINOS em 2001. Em 2012 passou a ser atleta de salto e adestramento e concluiu em 2016 o curso de Auxiliar Veterinário.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!