criadores

✔ O cavalo é utilizado para diversas atividades: esportiva, trabalho, agropecuária, equoterapia, lazer, etc

Data: terça, 16 de outubro de 2018 - Hora: 11:57

Com tantas práticas disponíveis, os criadores, a cada dia, buscam alternativas alimentares e tecnologias que possam aumentar o desempenho e o bem-estar de seu animal. Um equino disposto, produtivo e saudável é resultado de uma boa alimentação.

"Todos os nutrientes têm participação fundamental para o bom funcionamento do organismo dos cavalos, entretanto, se colocados em excesso ou não forem adicionados na alimentação do animal, podem alterar de forma negativa as ações de alguns genes e comprometer o metabolismo, tornando-o mais suscetível as doenças, ao estresse e a baixo desempenho", alerta o gerente para Equinos da Guabi, Sigismundo Fassbender.

Com o objetivo de estudar detalhadamente as necessidades destes animais, a Guabi criou a genômica nutricional, um estudo realizado pelo mapeamento do genoma do equino, de acordo com o sexo, raça, padrão genético, espécie, etc.

O estudo identifica a ação direta ou indireta de cada nutriente nos códigos genéticos, que podem se manifestar em uma fase da vida do animal, de uma forma positiva ou negativa. Desta forma, através da genômica nutricional, é possível se antecipar a quaisquer ações ofensivas do organismo, prevenir doenças futuras e minimizar o risco de doenças crônicas. Ela é capaz de identificar os genes que influenciam o risco de doenças metabólicas, em virtude de uma má alimentação.

"É possível aperfeiçoar o desenvolvimento do rebanho, gerar lucratividade e segurança, com a definição de dietas personalizadas. Além de evitar perdas, estabelecer estratégias e fazer a manutenção da saúde do animal, antecipando a uma futura enfermidade. O resultado é o sucesso nos negócios", ressalta Sigismundo.

Com base em comprovações científicas e com resultados assegurados pelos mais de 20 anos de pesquisa da Alltech, uma das cinco maiores empresas do mundo no segmento de nutrição animal e a única que conta com laboratório próprio de Nutrigenômica, a Guabi criou um produto que ajuda no combate às micotoxinas, presentes em um dos principais ingredientes da dieta equina.

Trata-se de um complemento nutricional balanceado para uso com forragens, que traz em sua formulação uma forma totalmente natural advinda de uma cepa específica de levedura que consegue ligar a maioria das micotoxinas existentes e excretá-las do organismo animal, proporcionando maior segurança à dieta.

O complemento ainda oferece incremento calórico e proteico à dieta, vitaminas, macro minerais e micro minerais de fontes nobres, como o Cobre e o Zinco Quelatados e o Selênio Orgânico.

Portanto, é sempre importante prestar atenção em como a alimentação influencia nas atividades diárias do animal e a nutrigenômica veio para auxiliar ainda mais esse processo.

Fonte: Guabi Nutrição e Saúde Animal/adaptado Cosas del Campo
Foto: Cosas del Campo



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!


Sem Artigos do Campo no momento