videos

✔ A lenda de Don Pedro de las Cuevas Guzman, um

Data: sábado, 8 de setembro de 2018 - Hora: 12:08



O terceiro capítulo de "Crianzas de Reprodutores da Raça Chilena", documental dirigido pela Federação de Criadores de Cavalos da Raça Chilena, desenvolve a vida e legado de Don Pedro de las Cuevas Guzmán em sua fazenda El Parral de Doñihue, descendente direto de don Juan de Cuevas, conquistador de Chile alegado com don Pedro de Valdivia e criador de Cavalos na Colonia, que tratamos no Capítulo II.

Próceres patrios que viveram na época de don Pedro de las Cuevas, nascido em 1775 e falecido em 1861.

Bernardo O’Higgins 1778 1842; -José Miguel Carrera 1785 1821; Manuel Rodríguez 1785-1818; Diego Portales 1793 1837; Manuel Baquedano 1823 1897.

Este terceiro, constituiuq história e base trascendental na crianza do cavalo chileno atual.

De esta fazendo sai o 90% das familias de os cavalos vivos, o qual explicamos em detalhe no documental.

As gravações as fizemos no lugar, campo e fazendo base do famosísimo antigamente El Parral de Doñihue, na atualidade ubicado em coltauco, instalações completas que deveriam ter constituído debieron haberse constituidos en legendarias para los criadores de Caballos de Raza Chilena, mas, pelo menos ficará um legado virtual disso.

Entrar a esa habitación de la casa de don Pedro fue impresionante, poder admirar y tocar artículos que fueron de su propiedad fue grandioso, observar ese tintero que fue regalado por don Diego Portales a su cuñado Cuevas, es increíble, el añoso eucalipto, el coche.

Tendo em suas mãos o arco de crina de crina de cavalo, o vestido de um ancestral, pedaços do campo de Don Pedro, estribos, lâmpadas, fotos de seus netos, impressionantes.

Estar na presença da talabartería, pesebreras e murallas onde estiveram l amarrados, comendo, os limpavam e cepillaban, ferravam, tudo isto famosos potros como El Caldeado, Bayo León, Halcón I, Traidor, Painino, Tordillo Trotador, as éguas tordilhas base de criança de Hacienda Aaculeo, e fantástico.

O proprietário que nos recebe e entrevistamos Don Agustin Piracés Cuevas, um descendente direto de Don Pedro, eu manter essas maravilhas de memórias tão caro a todos nós, ele já estava muito doente, e no documentário diz que ele vai morrer naquela casa e de campo seus antepassados, a incrível e mais impressionante é que ele morreu na queda de 2018, e nunca deixar de ver este filme, gravado em outubro de 2017.

Graças a Deus, chegamos a deixar esta lembrança sua, tão transcendente para os criadores de muitos países americanos e também europeus.

Dos Reprodutores de Raça Chilena Jefes de Raça históricos, "Los Torunos" Alcatraz, "Aculeo" Quebrado, "Las Mercedes" Taco, "Casas de Polpaico" Estribillo; y en Brasil "La Invernada" Hormero y "Santa Elba" Señuelo, todos descendem das familias cavalheras formados por Don Pedro de las Cuevas enm sua fazenda El Parral de Doñihue, a partir de fines del 1700.

Devemos considerar também don Pedro crio e desenvolvimento do Cavalo Paso, tal como reconhecido pelo herói Geral Baquedano Gurrea Pacífico, "variedade" de cavalos chilenos que, infelizmente, os fazendeiros chilenos da época não gostaram e foram vendido principalmente cópias.

O Peru e o resto que restou foram absorvidos pelos cavaleiros do país.

Traços ainda aparecem em cavalos atuais.

Neste momento, os cavalos da raça chilena começarão a Prova Internacional de Rienda m EE. UU., Cujo cópias genética vem direto dos cavalos "Bayo lembrar que Leon era eximio controlar seu tempo também que eu Luva, Alcatraz, Bunsen 2 e centenas mais.

Nós completou o documentário com um descendente de Don Juan de Cuevas, também relacionado a Dom Pedro, nos referimos ao campeão rodeo Chile, Pedro Pablo Vergara Cuevas.

Por: Arturo Montory G.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!