colunas

Chefe de Raça
por Arturo Montory Gajardo

Data: terça, 28 de agosto de 2018 - Hora: 08:13

Um potro "Chefe de Raça marca uma época e a história de uma raça em qualquer lugar, suas bondades de tipo, morfología, selo raçial, aptitudes atléticas, fixação de sus gens, poder de liga, estabelecem um progresso evidente entre os individuos de sua descendência. É transcendente em seus filhos, netos e bisnetos, até eles alcaça seu selo e aptitudes, seja por línea paterna ou materna, por onde chegue seu sangue produz uma melhora.

En nossa raça chilena tem existido somente seis exemplares com ditas condições, Alcatraz, Quebrado, Hornero, Taco, Estribillo y Señuelo.

-Alcatraz N.º 941, nascido em Chile em 1911, se enscreveram 61 filhos, sendo seu maior sucesso com o criatório Curiche de Estanislao Anguita A. Era um potro barroso com uma mancha branca na guata, de 1,42 mt. De alçada, muito forte de centro e pernas, de uma resistência física ao trabalho impressionante, grande marchador, incansável, muito bom de rodeo e excelente de rendas, com muita rusticidade e fortaleça.

Traspassou sua cor barrosa e manchas, ademais de suas bondades vaqueiras e de rienas. Na atualidade a casi 100 anos de seu nascimento ainda se poder apreciar sua marca, em destacados cavalos vaqueiros de estos tempos entre os quais podemos mencionar ao Esquinazo (a través de sua mãe), Comediante – grande reprodutor em Brasil , Cancionero Escorpión (a través de sua mãe), Tamarugo, Ñipán (por sua mãe) que recebem seu sangue generosa.

-Quebrado N.º 2431 nascido em Chile em 1919 deixou 108 filhos, é garnhão de maior influência atual, que se reproduz no criatorio Las Camelias de Darío Pavez, o padrillo de maior influência atual, que se reproduz no criatório Las Camelias de Darío Pavez, era um potro mulato coipo, de 1.39 mt de alçada, acarneirado, orelhas muito pequenas, tusa grande, muito adornado, grande centro e preciosas pernas, de rodeio extraordinário, muito marchador, grande tranco, boa boca, obediente e muito manso.

Filhos diretos seus são Refuerzo, Comunista, Guaraní, Picurrio, Estafador, Prestigio, Pichanguero, Traguito, Quillaycillo B, entre os mais destacados.
Os quatro primeiros se destacam nas estadísticas de avós e bisavós na atualidade.

O 90% dos cavalos campeões atuais no Chile descendem dele.

-Taco N.º 37039 nascido no Chile em 1960, deixou 154 filhos, se reproduz no criatório Santa Elba de Ramón Cardemil M. y Ñilque de Sergio Eplle D. Foi um potro mulato oscuro, precioso baixo de 1,38 mt de alçada, muito bem unido, bons ossos, centro de costilhas muito arqueadas, adornado de crines absolutamente ondulados e abundantes, de "moño" curto mais cumprido, cavalo rápido, de muita velocidade, puesto, boa boca, dócil e muito manso.

Entre seus descendentes mais destacados está o Bellaco campeão de Chile, o Talento campeão de Chile, Malulo campeão de Chile, Señuelo grande reprodutor no Brasil e muitos mais.

-Estribillo N.º 48309 nascido no Chile em 1967 deixou 186 hijos, potro multado de muito bom tipo chileno, cabeça larga e acarnerada no nariz, bom moño, arqueado de costilhas, mais algo cilíndrico, de grande temperamento, rápido, de muito movimento extraordinário de rodeio.

Se reproduziu no criatório La Amanecida de Alberto Shwalm e Santa Isabel de Agustín Edwards, foi Campeão de Chile em duas ocasiões, tem reproduzido filhos, netos e bisnetos de qualidade, entre os que se destacam reservado campeão de Chile, Estribillo II campeão de Chile, Esquinazo campeão de Chile, Escorpião campeão de Chile, Estruendo campeão de Chile, Pretal campeão de Chile, Canteado Campeão de Chile.

-Hornero N.º 54513 nascido no Chile em 1971, deixou 22 filhos no Chile. Criado na La Invernada de Alberto Araya G. foi um potro rosilho, nasceu colorado, e foi trocando a quase branco, de muito bom tipo chileno, que tem sido sensação na reprodução em Brasil e tem o número 1 no Registro de Méritos de reprodutores neste país. Seus filhos e netos tem resultados muitas vezes ganhadores de Freio de Ouro.

-Señuelo N° 68872, nascido no Chile em 1977, filho de Taco em Presumida por Refuerzo- Quebrado, foi exportado ao Brasil para a cabanha Santa Angélica, onde se reproduz com grande éxito e na atualidade é o número dois do Registro de Mérito do Brasil.

Em Señuelo estão representados os Chefe de Raça Alcatraz, Quebrado y Taco.

No Registro de Mérito de Brasil atual Hornero representa ao Fundador de familia Chileno Angamos, e Señuelo ao fundador de Familia Chileno Guante I.

A garantia de um Chefe de Raça é que "faz um criatório", todos os anteriormente membrados logo de falecer seu potro estrela, lhes tem dificultado manter-se em um primeiro plano uma vez já desaparecidos os filhos do chefe de raça, porque seu sangue já se tem estendido em todas direções e muitos mais criadores dispõem de seus filhos e netos que entram para a competência.

Todos os potros membrados já têm falecido e um novo Chefe de Raça ainda não se vislumbra, mais aparecem cada certo tempo, encontrá-los é o difícil.

É caraterístico deles primeiro seu selo racial, suas atitudes esportivas na rienda, rodeo, marcha, mansidão, valentia, docilidade, facilidade de aprendizagem, são cavalos de muita memória, aprendem rápido, não aceitam o castigo das esporas, um tremendo temperamento, pouco ressabiados, duráveis no tempo, e pouco "enfermizos".

Um cavalo destas qualidades da filhos de grande qualidade desde um princípio, as primeiras crias já saem boas, não tem que esperá-los, aceitam competir com êxito e reproduzir-se ao mesmo tempo, todas estas condições encalhadas dentro de uma grande mãe.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!