Ver + sobre a expointer

Homenagem a dois grandes da raça

Data: segunda, 27 de agosto de 2018 - Hora: 21:01

Parede da Fama homenageia Coronel Bayard e Lito Sarmento

A partir desta segunda-feira, 27 de agosto, mais um nome estampa a Parede da Fama do Cavalo Crioulo, dentro de Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Na verdade, dois nomes. Bayard Bretanha Jacques e Manuel Rossell Sarmento são os dois novos personagens com suas trajetórias gravadas no local que presta homenagem a figuras com papéis importantes na história da raça Crioula e da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Juntos, nos anos 1980, os dois criaram a prova que hoje é uma das mais exigentes do circuito do Freio de Ouro, e que carrega para sempre o nome de seus criadores: a etapa Bayard-Sarmento.

Emocionado, o presidente da ABCCC, Eduardo Móglia Suñe refletiu o sentimento de todos que reconhecem o feito destas figuras em sua fala: "Queria registrar esse momento muito importante para nós, muito importante pra ABCCC, muito importante, eu diria, para o mundo do cavalo. Vocês os dois merecem toda essa Parede da Fama. Muito obrigado por estar aqui, vocês sintetizam a raça Crioula". A inauguração ainda contou com a presença de alguns ex-presidentes da Entidade, entre eles José Luiz Lima Laitano, Manuel Luís Benevenga Sarmento, Paulo Gomes Móglia, Henrique José de Queiróz Marim Teixeira e João Manoel Cordeiro Costa, além do próximo gestor a assumir a Casa, Francisco Kessler Fleck.

Sentados lado a lado durante a cerimônia, os homenageados dividiram a cumplicidade do momento rodeados de suas famílias e amigos. "Eu confesso que é uma emoção muito grande, minha e do Bayard. Quis o destino que nós resolvêssemos a pensar, a resolver essa prova, que hoje nos enche de prazer, de orgulho e de responsabilidade por tudo que está acontecendo com o Cavalo Crioulo", falou Manuel Sarmento.

Conheça os homenageados
Manuel Rossell Sarmento (ou Lito Sarmento, como é conhecido) é o patriarca atual da Estância São Francisco, criatório localizado em Bagé/RS, com mais de 80 anos de história na criação da raça. É filho de Belisário Sarmento, um dos 22 fundadores da ABCCC e responsável por inserir a raça Crioula no país. A Estância São Francisco foi o criatório a receber o primeiro exemplar Crioulo registrado no Brasil, um cavalo importado do Uruguai. Lito também faz parte da lista de jurados eméritos da ABCCC.

Proprietário da Cabanha Os Tuco Tuco, em Jaguarão/RS, Bayard Bretanha Jacques é uma das mentes responsáveis pela criação do Freio de Ouro, maior prova de seleção da raça, sendo também por muito tempo o responsável por orientar os criadores que iniciavam na modalidade na região da fronteira. Por ter servido muito tempo no exército, é conhecido como o "Coronel Bayard, compõe a lista de jurados eméritos da ABCCC e já participou, em diversas ocasiões, a diretoria do Núcleo de Criadores Eudóxio Correa, de Jaguarão.

Fonte: Abccc
Foto: Leandro Vieira



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!


Sem Artigos do Campo no momento