criadores

Informativo sobre a bovinocultura gaúcha é lançado na Expodireto 2018

Data: quarta, 7 de março de 2018 - Hora: 14:16

A Embrapa Pecuária Sul e o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro/UFRGS) lançaram, nesta terça-feira (06/03), durante a Expodireto Cotrijal, a quarta edição do Informativo Observatório da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul, que apresenta ao público uma série de informações e dados sobre a pecuária gaúcha.

O objetivo da publicação é disponibilizar um conjunto de informações a respeito da pecuária aos integrantes da cadeia produtiva da carne bovina, dando suporte às formulações de políticas públicas e às tomadas de decisões setoriais ligadas à pecuária de corte. O documento apresenta a pecuária gaúcha em números, constituindo-se um objeto descritivo e analítico da bovinocultura de corte.
Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Vinícius Lampert, o informativo tem papel importante para suprir uma carência de informações analíticas para o setor. “Essas informações podem ser usadas de maneira mais informativa, para conhecer a cadeia produtiva e identificar oportunidades, ou de forma mais específica, como, por exemplo, para tomar decisões – conhecendo as variações de preços médios mensais dos últimos anos, como quais são os meses de preço mais alto e mais baixo, o produtor pode, dentro dos seus custos, verificar a viabilidade de intensificar o seu sistema de produção procurando vender os animais quando o preço historicamente é mais alto”, explica.

"Esses dados são muito importantes para a formulação de políticas públicas e também para os agentes da cadeia traçarem suas estratégias. A evolução do rebanho, a produtividade, o uso da terra e o mercado são dados muito interessantes e que podem auxiliar o pecuarista a tomar suas decisões", destacou o professor da UFRGS e coordenador do NESPro, Júlio Barcellos.

O evento de lançamento do Informativo foi bastante prestigiado pelos atores da cadeia produtiva, e contou com a participação de representações variadas ligadas à agropecuária, como Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Faculdade de Agronomia da UFRGS e sindicatos rurais.



“O Informativo é um produto do Observatório da Pecuária de Corte, uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul e o NESPro, da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Nós temos lançado esse boletim anualmente, com dados atualizados sobre a cadeia produtiva. Ali constam dados de mercado, estatísticas da cadeia produtiva e de rebanho. Uma das novidades é que conseguimos inserir o mapeamento completo de ocupação de solo no RS”, contextualizou o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella.

Informações mais gerais, como preços dos principais cortes de carne bovina também podem ser usados pelo consumidor, que geralmente tem pouco acesso a esse tipo de comparativo de forma organizada.

O Informativo Observatório da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul pode ser acessado na página principal da página da Embrapa Pecuária Sul no Portal Embrapa, através do endereço www.embrapa.br/pecuaria-sul.

Parceria Ampliada
A parceria NESPro/Embrapa está sendo ampliada por meio de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi).

Expodireto

A Expodireto Cotrijal é um dos maiores eventos agropecuários do Rio Grande do Sul e acontece em Não-Me-Toque, de 5 a 9 de março de 2018.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!