criadores

Manejo de pastagens irrigadas é tema de curso na Embrapa

Data: sexta, 2 de março de 2018 - Hora: 10:47

Produtores rurais, técnicos de assistência técnica, professores e estudantes participaram, nesta terça-feira (27/02), na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, do Curso Manejo para Pastagens Irrigadas: Fundamentos e Práticas. A atividade contou com a presença de cerca de 40 pessoas e levou ao público informações importantes sobre o uso da irrigação de forma eficiente, visando o bom desenvolvimento das pastagens e, por consequência, dos animais em pastejo.


Conforme o pesquisador da Embrapa e instrutor do curso, Gustavo Trentin, a atividade buscou demonstrar na teoria e na prática o uso do manejo do pasto e da irrigação mediante ferramentas que possibilitem determinar o fornecimento de água no momento e quantidade adequados às plantas, de forma a contribuir para o aumento da produtividade dos sistemas pecuários irrigados.


Segundo a pesquisadora da Embrapa e instrutora do curso, Márcia Silveira, os temas abordados demonstraram como a irrigação de pastagens precisa ser usada de forma estratégica, buscando considerar as relações existentes entre solo-planta-animal-meio ambiente.


Segundo o produtor rural Athos Brendler, o curso foi importante para demonstrar informações técnicas sobre a irrigação de pastagens, especialmente no contexto de estiagem por qual passa a região da Campanha gaúcha. "Eu trabalho com produção de leite e a gente precisa ter forragem o ano inteiro, e precisa ter alternativas que torne nossa atividade viável e a irrigação é fundamental nesse contexto", destacou.


Para a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Ana Eliza Fonseca, o curso apresentou situações práticas importantes que podem ser trabalhadas com os produtores assistidos pela instituição. “Essa atividade é muito interessante, principalmente nessa época de estiagem que a gente está tendo, em que nossos produtores estão com bastante dificuldade em manter uma alimentação para os animais e ter a disponibilidade da forragem. Então para a gente passar informação e auxiliar o produtor é uma atividade bastante importante”, disse.


Para o engenheiro agrônomo Acácio Oliveira, a irrigação das pastagens, conduzida de forma estratégica, é crucial para garantir a rentabilidade dos produtores. "Acho importantíssimo a gente ter esse tipo de treinamento, principalmente trazendo dados da região para os produtores, porque carecemos desses dados. E poder dar segurança para o produtor ter sua rentabilidade e os benefícios do uso de pastagem com irrigação é importante e vital para o seu processo produtivo, para ele poder ter ganhos e principalmente ter sustentabilidade no seu negócio", destacou.


O curso contou com integrantes de diversos municípios, como Bagé, Jaguarão, Cacequi, Pinheiro Machado, Candiota, Santana do Livramento, Aceguá, Santa Maria, Piratini, Uruguaiana e Itapetinga-BA.


Conforma a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena, o curso visou a disponibilização de conhecimentos e soluções tecnológicas que possam ser úteis no dia a dia dos profissionais que prestam assistência técnica e dos produtores que trabalham com sistemas pastoris, nos quais o manejo das pastagens e da irrigação é extremamente estratégico para garantir a produtividade e lucratividade. "Temos feito um esforço para realizar eventos que possam compartilhar informações, resultados de pesquisa e conhecimentos técnicos que sejam úteis para o momento e também para tomada de decisões futuras, de planejamento, de organização dos sistemas de produção da região como um todo. O tema da irrigação é muito importante, tendo em vista que é uma das principais estratégias disponíveis para enfrentar momentos como este, de estiagem", destacou.


O curso abordou temas como a contextualização e caracterização da pecuária irrigada; parâmetros ambientais que influenciam na utilização da água; manejo de irrigação: necessidade de água nos diferentes estádios de desenvolvimento; e manejo de pastagens: funcionamento das plantas sob pastejo. Também foram assuntos debatidos durante o treinamento: os fundamentos do manejo de pastagens; a prática de manejo para pastagens irrigadas; o uso da altura como ferramenta de manejo da pastagem; e o manejo da irrigação, com os instrumentos e utilização de equipamentos na determinação da água no solo e a determinação de quantidade e momento de irrigação em pastagens.

Foto: Manejo das pastagens e irrigação - Pesquisadora Márcia Silveira.
Fonte: Embrapa Sul



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!