bemestar

Desmame precoce: como implementá-lo cedo

Data: domingo, 10 de dezembro de 2017 - Hora: 12:03

O objetivo desta técnica é aumentar os quilos de bezerros desmamados por hectare, através de um aumento na porcentagem de gravidez e no avanço do parto.

Baseia-se na remoção definitiva do bezerro da vaca para que ele deixe de alocar a energia para produzir leite e a dedica para recuperar suas capacidades reprodutivas. É uma técnica muito eficaz para alcançar o reaparecimento do calor na vaca, entre 10 a 30 dias após a aplicação, dependendo das condições ambientais.

Mito: o desenvolvimento do bezerro

Com base no planejamento adequado, alocando o orçamento necessário e aplicando uma operação correta, é certo que o bezerro crescerá igual ou melhor do que se estivesse aos pés da mãe, desmistificando uma idéia estabelecida sobre o bezerro de desmame precoce atinge um menor desenvolvimento Caso não possa ser implementado corretamente, a melhor recomendação seria não aplicar a técnica e procurar outra alternativa mais barata ou mais simples.

Implementação prática

Primeiro estágio para curral:

Este estágio é desenvolvido exclusivamente para curral e tem como objetivo que o animal vença o trauma da separação da mãe, adicto e comece o consumo de um novo alimento.

Nesta fase é onde a maioria do sucesso é determinada pelo operador, que deve ter muita paciência e passar continuamente pelas canetas (3 a 4 vezes por dia), que deve ter condições físicas adequadas, bom escoamento, sombra e boa água. qualidade

Para garantir que a taxa de crescimento do bezerro seja mantida ou aumentada, o período de quando você parar de beber leite até começar a comer uma ração deve ser o mais curto possível. Aqui, a formulação e os componentes da ração para alcançar um consumo rápido e, portanto, um bom ganho diário, assumem um papel preponderante. Como forma de acelerar o hábito do consumo, é muito importante dar três refeições por dia e eventualmente alguns fardos em quantidades muito pequenas para atrair os bezerros, sendo a alfalfa a preferida por excelência.

Este período de habituação termina quando é certo que 100% dos bezerros estão comendo, o que pode demorar entre 5 e 10 dias, levando em conta que, quanto mais curto for esse tempo, melhor será o resultado, já que o objetivo é que eles aprendem a comer e não consumir demais.

Segunda etapa no campo:

Após a aclimatação ao curral, os animais são liberados para o campo para iniciar um período de suplementação, onde são oferecidas uma refeição por dia.

Dependendo do tamanho inicial dos bezerros e da época do ano, pode-se dizer que os bezerros são desmamados com uma idade mínima de 60 dias e são suplementados até um peso mínimo de 140 kg, com uma duração aproximada de 100 a 150 dias.

Níveis de suplementação

A suplementação não deve ser inferior a 1,5% do peso vivo do animal, uma vez que um dos principais problemas observados é que ele é suplementado com níveis inferiores aos recomendados, de 1% ou 1,2% de peso vivo, atingindo taxas de muito baixo crescimento. Devido a isso, enfatizamos que se queremos uma boa taxa de crescimento, o animal deve consumir entre 1,5 e 1,8% de peso vivo.

Alimentação

É importante conhecer o fornecedor das rações, as garantias relativas ao manuseio e processamento dos grãos, de que a contaminação com micotoxinas é o menos possível, assegurada por controles e manipulação adequados.

Supondo que os animais estejam cultivando campos naturais, devem ser utilizados níveis mínimos de proteína de 21% no primeiro estágio e 18% de proteína no segundo período. Eventualmente, pode ser reduzido a 16% de proteína no segundo estágio, no caso de ser usado no final da suplementação algum prado com leguminosas.

Dicas

O desmame precoce é uma alternativa efetiva para melhorar o resultado da reprodução.
Não é a alternativa mais econômica, mas sua resposta é imediata.
Devemos analisar muito bem sua conveniência econômica em cada caso particular.

Santiago Da Cunda
www.fororural.com/ganaderia-destete-precoz-dacunda/



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!