Histórias de Vida

Patrimônio Cultural da Argentina

Data: sexta, 24 de novembro de 2017 - Hora: 18:11

Estamos muito orgulhosos de comunicar que ontem, o Cavalo da Raça Crioula foi declarado pela Honorável Câmara dos Deputados do Congresso da Nação como Cavalo Nacional e Patrimônio Cultural da Argentina.

As bases excelentes para a sanção desta Lei são que "o cavalo é importante para a Argentina”. O arquétipo argentino do gaúcho não seria tão sem cavalo e, graças a isso, formamos uma cultura equestre, que, como todo o seu tipo no mundo, tem certas características próprias e comuns, como elas as têm dos mongóis, aos árabes ou aos americanos . Espírito de liberdade, respeito, humildade, vida na natureza, orgulho, suficiência, dignidade, são algumas das características das pessoas a cavalo. Por essa razão, a nossa nação concede proteção legal à nossa corrida de cavalos, tem a relevância da preservação da nossa, com características do patrimônio comum e da conservação de uma biodiversidade única, que ocorre na área do nosso continente ", Federico Pinedo manteve em sua apresentação perante o presidente do Senado da Nação.

"A Associação, cujo principal objetivo foi a disseminação e promoção da criação da raça crioula, desenvolveu um padrão do mesmo que permitiu a seleção e disseminação do cavalo crioulo, conseguindo desta forma recuperar o prestígio da raça e tornando-se o detentor ciumento dos registros genealógicos, que teve como objetivo "... salvar, já à beira do desaparecimento, esta raça autóctone", continua a escrita de Pinedo.

Como já sabemos, o cavalo crioulo é amplamente conhecido pela famosa jornada que começou em abril de 1925, feita pela professora suíça Aimeé Tschifelly nos cavalos crioulos Mancha e Gato: uma viagem de Buenos Aires a Nova York. Ambos os animais, dados a Tschifelly pelo Dr. Emilio Solanet, criador e fundador da raça crioula; e um dos co-fundadores da Criollo Horse Breeders Association na Argentina.

Assim, dada a importância do cavalo argentino durante a época colonial e a independência, nossa raça crioula é declarada como Cavalo Nacional e Patrimônio Cultural da Argentina.

Fonte: Asociación de Criadores de Caballo Criollos
Foto: Gato y Macha



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!