colunas

Chile...Criatório Peleco II
por Arturo Montory Gajardo

Data: domingo, 12 de novembro de 2017 - Hora: 10:26

Etapa de Rubén Valdebenito F.
Falecido Emilio Lafontaine, e não tendo descendentes, se vendeu o criatório e Rubén Valdebenito comprou todos os cavalos e incorporou otros, ademais adquiriu a marca, e começa uma etapa gloriosa de Peleco já nos inícios na competência corralera.
Por outra parte Gustavo Valdebenito Ewert é afilhado de "Milo" Lafontaine.
Ai chegou Maruja, Morcacho, Quillacón e várias éguas mais do Roncador y Picaporte.
Em relação ao criatório Paicaví de Hernán Anguita Gajardo, seu "maestro" como o chamava Rubén, lhe comprou o Requinto filho de Arauco por Inocente em Paicaví Sorocha filha de Paicaví Troncal por Picaporte y Los Tilos Rastra por Quillacon II y Bufita.
Años antes tinha comprado a Paicavi la Presurosa uma filha de Roncador y Rastra, grande mãe que lhe deu entre outros a Pícaro, Pituca em Picaporte, inscrita pelo seu criatório Pupetra, mais logo incorporado a Peleco.
Também incorporou entre otras éguas de Paicaví a Rudera por Picaporte e Rastra, mulata extra de vacas que deu com Taconeo a Peleco Rudera, linda picaça campeã de exposições.
Peleco tinha ganhado o Clasificatorio de San Carlos de forma excepcional, digna da lembrança, obteve o 1º e 2º Champion em seus cavalos, ganhou com Ronaldo e Rosquera e foi segundo com Morcacho II e Mariscal.
Peleco Ronaldo Nº 163577, nascido no ano 2000, é filho de Paicaví Requinto e Peleco Raptora uma égua excepcional, que teve uma lesão, mas é a base atual do criatório hoje. Filha de Peleco Quillacòn e Picardía por Picaporte y Mocosita.
Acompanhou a Ronaldo a baia Quillaycillo Rosquera Nº 156996, criada por Mario Díaz, comprada pelo Peleco filha de Remehue e mãe com Morcacho de Mariscal.
Foram segundos em Peleco Morcacho II, Nº 174210, nascido em 2003, potro negro precioso e de grande qualidade racial, acompanhado de Peleco Mariscal Nº 179828, nascido em 2004, filho de Morcacho y Rosquera.
Estes tres potros Ronaldo, Morcacho II y Mariscal estão no mais alto do ranking corralero do momento, e serão sem duvidas uns grandes reprodutores, tendo antescedentes sobrados que garantizam seu éxito, Ronaldo ademais ganhou Clasificatorio de Pemuco em 2009.
Seus ginetes Gustavo Valdebenito Ewert e Luis Fernando Corvalán, já tem demonstrado excelente qualidade, cavalos bons e ginetes bons, explicam o sucesso atual.
Parágrafo especial a Rubén Valdebenito Fuica, grande criador que vai caminho a ser grande no tempo, seu sacrificio, paciencia e profesionalismo, está sendo recompensado.
E por ultimo um asunto muito importante, Peleco se formou com os melhores cavalos do seu tempo em mães e pais, "Milo" Lafontaine nunca estimou nos preços para comprar seus cavalos, quería o melhor e o pagava a costa de muito sacrifício, por isto este brilhante resultado que garantiza ademais a Peleco como proveedor de cavalos de exceção, quanto a genética e funcionalidade.
Peleco tem muito ainda, em casa ficam de 4 a 5 colleras de similar qualidade, e potros extras como Romario, propio irmão de Ronaldo e Lancopán, um filho de Santa Isabel Escorpión e Paicaví Risiòn (Paicaví Punteo e Paicaví Riela por Picaporte e Rastra), Ocurrencia filha de Refajo em Rision, el Chinganero, el Estupendo, os que no futuro darão muito o que falar.


Nossos Colunistas