colunas

O silêncio como maior virtude ... siga dando aula Maestro
por Cristian Rey

Data: sábado, 14 de outubro de 2017 - Hora: 12:10

Eu acho sempre que os grandes "maestros" vão pela vida dizendo poucas palabras mas deixando grandes ensinamentos.
Como é o caso de Simón Judas Ampuero. Nascido en Tupungato, Mendoza, um 28 de octubre de 1948. Seu primeiro trabalho foi com fazenda foi nos campos ao pé de nossa querida Cordilhera de los Andes. Sua abordagem aos cavalos foi com Manuel Rodriguez, quem o foi guiando. Seguiu trabalhando até conseguir emprego com seu Alfredo Zabala Jurado, reconhecido criador da região de Cuyo. Quem a modo de capacitação o manda a Santa Isabel, alí conheceu dois grandes ginetes y arrumadores como foram Oscar Bustamante y José Manuel Aguirre. Campeão do Rodeio e varias vezes da Rienda tanto em Chile como na Argentina. Ao voltar a Argentina e depois de un tempo passou a San Baldomero. Etapa que foi cheia de éxitos, saindo Campeão de Rodeios. Em una memorável final em Mañanero Que Lola y Si Será, em yunta con Francisco Rey. Nessa final também foi terceiro em Cotorrada y Catrielita. Deixou bons cavalos trabalhados e trocou para a rienda, havendo sido finalista. Sempre tendo como melhores ferramentas a paciência e a perseverança. Sua politica é ir esperando enquanto arruma seus cavalos. Em sua etapa em San Baldomero já começava a fazer suas primeiras ferramentas alguém que pintava para crack, seu filho Simón Baudilio, reconhecido no mundo equestre como Cachin. Futuro Bicampeón da Rienda. Era adolescente e dava seus primeiros passos do lado do pai.
Logo passa a trabalhar para La Republica mas em Mendoza Natal. Para retornar em uma segunda etapa a San Baldomero, onde novamente foi finalista de rodeos.
Seu seguinte paso foi na Cabaña La Flora, de Gustavo Greco, em Granadero Baigorria, Cordoba. Onde segue até a atualidade trabalhando.
Alí continua com seu trabalho paciente, tirando cavalos pra rodeos y alcançando seu ponto máximo em 2012, voltando a ser Campeón de Rodeo, esta vez com Walter Isnardi, em Contrafuego Vinagreta y Bola Guacha. Mostrando um nivel excepcional, com 63 anos sendo o Campeão mais longevo na história dos rodeos. No ano seguinte, pese a não poder repetir a campanha, voltou a animar a final com Walter. Uns anos mais tarde foi finalista com dois cavalos na rienda mostrando um grande nivel. Dono de una técnica admirável e muito apreciada por quem tem visto, já seja em rodeo o la rienda.
Sempre amável e disposto a conversar de cavalos, ainda mesmo não sendo de muitas palavras.
Pai dedicado à sua familia, teve de um primeiro casal a Elena (42), Cachin (40). Logo se casou con quem até hoje é sua esposa, Ana. Con quem tevo a Tulio (25), Iván (22), com quem ha corrido em mais de uma oportunidade em rodeos, seguindo os passos de seu irmão maior. Siendo Janet (19) sua filha mais pequena.
Acho que é alguém que fazendo gala do silêncio e respeito tem ganho a admiração profunda e o respeito de colegas e admiradores. Mostrando uma equitação memorável, sem sobressaltos e uma arrumação maravilhosa em sus cavalos. Sempre é uma grande oportunidade de aprender vendo ele a cavalo....siga dando aula MAESTRO!!!



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!