colunas

O precursor; a definição é uma coisa que precede ou vai adiante a tempo e espaço.
por Cristian Rey

Data: quinta, 5 de outubro de 2017 - Hora: 08:03

Porque foi importante Aculeo Condorito para nossa historia, a continuação passo a desenvolver.
Nasceu em 1967 e o cruzaram pela terra desde o Sur do Chile até a Argentina, andando, não a caminhão.
Seu criador por Alberto Araya, e logo comprado por Gonzalo Torres, quem não so usou ele se não que também o levou com a manada de La Escondida, onde se reproduz e também participou em rodeios, ficando terceiro.
Seu ginete Victor Esevich, também o moveu na rienda. O mesmo diz que ele era manso, de boa boca e muito vaqueiro. Era um gateado osco de boas patas, muito típico de 1,42 de medidas e muito bom estrutura óssea.
aqui vou me deter porque eu considero o ponto principal de tudo.
Por que o de precursor?
Eu acho que são feitos muito fortuitos e que trocam a historia das coisas. Era uma época onde primava a morfologia e era quase uma ideia descabelada reproduzir um padrillo diferente e importado.
Tudo foi possível graças a sua excelente e destacada morfologia.
Em La Escondida, ele se reproduziu de forma excepcional. Outro grande pai saiu dele, como Gavilan. Quem foi campeão e sub campeão de rodeio. Por sua vez, deu uma das yuntas que fizeram história nos rodeios, Muñuela-Telaraña. Além do campeão de Agüita também, e o vice-campeão de Pililo. Ele também deu o Campeão de outono de Cauquen e exportou para o Brasil.
Outro excelente filho foi o Aqui Estoy, várias vezes finalista de rodeios, vice-campeão das rédeas, finalista da marcha e registro do merito no Brasil. Daí surgem dois grandes campeões de Palermo sendo seu neto e bisneto, Lindo Nene e Diablo.
La Vigorera era outra filha excelente, dando o Leonero, exportado e Registro do Mérito no Brasil. Bem como o vice-campeão da Gavina nas rédeas em uma final memorável. La Catrielera, filha dele, deu a Petronila, Tricampeã da FZB, Bicampeã de Corral de Aparte, Freio de Ouro, vencedora de testes equestres no Chile. Outras filhas foram Secarrona, Cortadera, Aventada, Vanguardia. Parágrafo separado para o Calderita, égua de performances notáveis e pilar do Cimbrón Cabaña.
Além disso, deu três produtos que foram exportados para o Chile, não tendo registrado outros casos. Tinajera Chaparrón, Tinajera Vanguardia e Tehuelche Espaldilla.
Todos concordam que ele era um garanhão reprodutor, dando cavalos macios, ágeis, bonitos e muito inteligentes.
Sua vida permaneceu nas mãos de Blackie Mc Niell por alguns anos, depois comprada por Ramon Maidagan. Vale ressaltar a colaboração que recebi grandes criollistas que eu os respeto; Don Victor Esevich, Pedro Torres, Aldo del Bue e Ian Ross.
Um ditado diz que se você chegar em Roma, este foi o caso. Para uma questão geracional, grande parte da história, eu não tenho que viver. Penso numa perspectiva em que a Aculeo Condorito nos ajudou e acho que foi um precursor, uma boa morfologia e uma grande carga genética, a equação mais atual e atual que conheço.

Fotos: Arquivos de Cristian Rey


Nossos Colunistas