Histórias de Vida

Francisco Moglia- Projetando o futuro

Desde que estava na barriga da mãe sentía o som dos cascos baterem no chão. Pronto nasceu e foi amor à primeira vista...não ficavam dúvidas que o Francisco Cachapuz Moglia seria o mais novo apaixonado do cavalo crioulo para a família da Cabanha Cala Bassa.
Criou-se vendo o pai e o avô preparando e montando os cavalos e nem bem caminhava já queria montar...pois ele queria cair na lida, queria saber mais do principal assunto da família!
Primeiro com a ajuda do pessoal de perto pra montar a cavalo, depois já não queria mas ajuda, ele queria fazer tudo "que nem ginete grande". O "Pancho", tinha bem decidido que o que ele queria era montar cavalos. Ainda mesmo com pouca idade o mais novo ginete, quer dizer "mini ginete", demonstrava um grande talento na hora de montar.
Foi assim com esse talento que conquistou o pai e a família para participarem das provas de freio jovem para que ele demonstrasse seu talento não só em casa, se não também nas pistas.
E não é que ele fez bonito?
Na primeira vez conquistou o freio de prata com apenas 6 ano, e assim foi ficando costume as vitórias, quería ir por mais...
Até chegar 2017! Ano muito especial, ano que fez derramar as lágrimas de toda a família, e fazer pensar que o futuro estava garantido.
Num sábado de final de freio jovem, ele fez que todos os irmãos fossem pro pódio pra segurar tantos freios. O "Pancho" estava levando os três freios de ouro pra casa, ouro, prata e bronze. Sim! Assim mesmo.
Simplesmente uma emoção que não cabe no peito, orgulho para toda a família, genética que se comprova, e um contínuo alimento de sonhos para o pequeno.
Nesse momento, fiz ele pensar que todo esforço valeu a pena. Ele conversando com Cosas del Campo, nos disse que ele faz questão de limpar a cocheira, ensilhar, atar a cola, ver o freio e ainda organizar os tempos para cada cavalo. Motivo de orgulho para o pai, ao ver o pequeno nas rédeas da situação!
E é aqui que vemos como nada está perdido. Como simplesmente devemos desde pequenos incentivar os sonhos dos nossos filhos, eles são o futuro, e o futuro já chegou!
Ensinar pra eles, que a vida é feita das simples coisas como amor, sonhos, dedicação, foco e fé. Coisas que este pequeno tem bem claras... até porque fechando a matéria ele diz "pros guris que tão começando treinem bastante".
Ele... que disse que faz questão de botar as éguas na cria pra pegar umas novas!

Texto: Maria Eduarda Sanes
Fotos de arquivo: Cabanha Cala Bassa



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!