expointer2017

Comemoração e vitória da Guarita na Expointer


Foi com banho de uma mistura de água e farinha e com direito a ensaio de montaria sobre o touro que o tratador Fabrício Santos da Silva comemorou o título de grande campeão da Expointer 2017 conquistado pelo reprodutor Angus Guarita 244TEI Tomahawk (box 738). O animal, que ele cuidou com esmero desde que nasceu, pertence à Estância Guarita, de Alegrete (RS), do criador Sérgio Malheiros da Fonseca. “Eu não deixo ele ir fora quando está chovendo, é meu mimo”, declarou o tratador que, depois de montar no touro, recebeu um banho especial dos amigos.
O touro tem história de destaque nas pistas gaúchas e, segundo o criador Alex Fonseca, estará em Esteio em 2018. Contudo, terá adversários de peso uma vez que a Estância da Guarita pretende trazer para a exposição os primeiros filhos de Tomahawk. “Com esse prêmio estamos coroando o trabalho e o investimento dos proprietários e de uma equipe que é comprometida. Esse animal é o mimoso da estância desde pequeno”, reforçou Fonseca, lembrando que o reprodutor foi o grande campeão da Exposição de Uruguaiana de 2017. Entre as qualidades do touro, informa ele, está a alta capacidade de conversão alimentar, com ganho de peso de 2 quilos por dia, e a precocidade, que lhe permitiu coleta de sêmen a partir dos 10 meses de idade. Atualmente, Tomahawk está contratado por uma central de inseminação, e a Guarita tem um plantel com mais de 60 vacas prontas para parir seus filhos.

Segundo o jurado Flávio Montenegro Alves, o grande campeão reúne diversas qualidades e tem tudo o que se espera de um touro Angus. “Ele tem muita carne sem perder a identidade dele de pureza racial. É um reprodutor que, futuramente, veremos filhos deles aqui em Esteio”, ressaltou. Ele reforçou a excelente qualidade dos animais apresentados na Expointer 2017 e agradeceu a confiança a ele creditada para a tarefa.

O título de reservado de grande campeão foi para Maya FIV431 Kevin Candelero (box 745), da Fazenda Reunidas Pansul Ltda, Cabanha São Marco, de Itapeva (SP). O terceiro melhor macho é Espinilho Maxi TE 291 (box 732), do criador Roberto Soares Beck, da Estância do Espinilho, de Cruz Alta (RS).

Fonte: Associação Brasileira de Angus



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!