Histórias de Vida

Uma paixão por criar

Histórias de vida é assim, reúne de todos os meios, animais e raças. Como nem tudo é cavalo, hoje trazemos pra vocês uma história especial.
Uma história de uma pessoa lutadora, dedicada, e focada pelo que faz.
Gustavo Camponogara, tem 38 anos, natural de Santa Maria, mas reside em Bagé|RS.
Casado com Priscila Lacerda Vargas, e pai de 4 filhos: Luís Gustavo, João Pedro, Martina, e proximamente do Luiz Felipe.
Formado em Medicina Veterinária, escolheu por profissão a pecuária.
É a partir de essa escolha, que surge, no ano 2000, a pecuária na família do Gustavo, família que também se dedica a agricultura, e não tinha a tradição da pecuária.
Lá nos inicios, a pecuária era em base a criação de gado de corte, Hereford e Braford num espaço restringido, já que não tinham uma área muito grande.
Tempo depois, no ano 2005, o Gustavo obtém alguns animais registrados, umas 5 vacas, que a princípio também eram destinados pro engorde. As mesmas de procedência do rebanho do Dr. Pedro Brasil, técnico mais antigo da Associação de Hereford e Braford, hoje aposentado.
Mais como nada nesta vida acontece por acaso... "O tío Pedro", como chama carinhosamente o Gustavo, o procura perguntando por que não começava a registrar os animais.
Então é no ano 2006 que Gustavo, começa a inscrever seus primeiros animais na raça Braford, e conjunto com essa nova fase, nasce, no Gustavo um interesse pela raça, investigando e estudando mais sobre ela.
O tempo passou, os conhecimentos aumentaram, e se definiu, o rumo do que no ínicio era apenas cria de gado de corte.
O gado da "Estancia Rio Negro", hoje então, é dedicado ao continuo melhoramento genético dentro do rebanho, e na produção de touros. Se bem, não foi eliminado o trabalho com invernada e gado de corte, hoje já não é o foco principal.
"É um trabalho, que involucra muitas coisas além da criação. Olhar pra trás e ver tudo o que temos construído, é uma imensa satisfação!" diz Gustavo ao conversar com Cosas del Campo.
Ele nos conta, como os filhos, também tem interesse no assunto, participam e ajudam o pai. O mais velho, o "Gugu", é o parceiro das campereadas, puxando o irmão mais novo João Pedro, pra que se una ao trabalho em família.
AVALIAÇÃO- QUALIDADE
É em busca de resultados, de comprovação do trabalho que ele faz, que o Gustavo vai.
Tanto é assim, que a Estancia Rio Negro participa do Programa Pampa Plus, programa que avalia os animais fenotipicamente, e sobre o pedigree e conforme medidas objetivas, destacando-se dentro do mesmo.
Mas não fica só por aí, a Estância também tem premiações por diversos lugares... Grande Campeão e reservado de Grande Campeão em Esteio, primeiro do Ranking Nacional de Criadores Rústicos, várias exposições ganhadas dentro da localidade de Bagé, PAC avaliação a campo da Embrapa/ABHB, entre outras.

Perguntamos pro Gustavo, a projeção pro futuro.

"Quero aumentar em qualidade, não em quantidade", diz.

E pra fechar, perguntamos uma mensagem que ele dedicaria aos iniciantes, aos que estão começando no rumo.
"Basta só ter foco, e querer fazer acontecer"






Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!