colunas

"Desmame de Potros"
por Thomás Nunes Gonçalves Dias

Data: sexta, 15 de junho de 2018 - Hora: 16:16

O tema da vez é o desmame. Os cavalos são seres de natureza social, e dentre os piores danos que eles podem sofrer está o isolamento. É fundamental a convivência e o aprendizado do potro com sua mãe, do mesmo modo que com outros potros e suas mães. Na maioria dos casos se desmama por volta dos seis meses, após as primeiras vacinas e desverminações.

O leite é o alimento básico durante os primeiros 120 dias e através dele passará a imunidade que o protegerá durante o início da vida. Após os quatros primeiros meses o leite produzido pela égua diminui seu papel em quantidade e necessidade, visto que o potro começa a se especializar na ingestão de matéria seca.

O criador deve levar em conta que esse período de adaptação gera stress (tanto para mãe quanto para potro) e toda a ação para minimizar os fatores de risco é bem-vinda. O início gradual com períodos curtos de separação pode ser benéfico, mas necessita de estrutura e mão de obra de qualidade, esse período pode ser durante a alimentação.

Quando se separa por completo as categorias, normalmente se utiliza um animal adulto que serve como padrinho aos potros, normalmente um animal de idade avançada e bom temperamento. Também pode se introduzir algum tipo de ração ou grão em cocho coletivo com a função de ensinar os potros a comer.

Sendo o desmame um período crítico e decisivo ao futuro dos cavalos, este pode ser a diferença entre uma promessa que não se concretizou e um campeão. Fique ligado e proceda da melhor forma dentro das suas condições de criação.

Até a próxima!



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!