colunas

Criadero "Los Maquis".
por Arturo Montory Gajardo

Data: sábado, 9 de junho de 2018 - Hora: 10:24

Uma das mais antigas fazendas do cavalo chileno é "Los Maquis", que foi fundada por José María Hurtado Larraín, fazendeiro criado em Vichiculén com fazenda em Aconcagua, na segunda metade de 1800.

Este fazendeiro formou sua cria de cavalos anteriormente em Orrego Abajo, em Casablanca, e cujo estabelecimento mudou-se para Vichiculén em 1897, e permaneceu lá até 1906.

Lá ele criou os primeiros exemplares que ele iria entrar no Livro de Raça da Raça Chilena.

O primeiro que aparece é Guindo nº 523, inscrito em 1910, colorado, cabeça preta com mancha branca na testa, bom cavalo de montaria e vacas. Nasceu em 1903 filho de Mulato de Vichi culen LXXXXIII ou Vichiculenino y Peineta; o Vichiculenino reproduziu o El Huique e o viveiro de Luis Correa Valenzuela em Graneros. Peineta sua mãe era filha de Rubio collo de Lo Aguirre e uma égua de propriedade de Teodoro González.

Na reprodução de Guindo deu bons cavalos de montaria e currais, com muito bom temperamento. Ele também deu paletas muito verticais que o levaram a escolher outras correntes sanguíneas.

Outros cavalos que ele registrou na época eram Pomada, Correhuela, Manzana e Esperanza. A Magnolio, Coral e Idahue, la Libertad, Tarjeta, Daga, Rubrica, Chiripa, Amparo, Zarina, Casaca, Moneda y Venganza. Guindo também deu Alazán, de Francisco Echenique, que reproduziu em El Huique.

Em 1917 José María Hurtado mudou-se para Los Maitenes Hijuela El Huique, onde chegou em 1906 no Los Maquis em Palmilla. Que fez um leilão e vendeu quase todas as filhas de Guindo, e o Filho do Mulato de Vichiculén que comprou Nepomuceno Urzúa, que depois vendeu para Daniel del Canto e deu de presente a Nicolás Larraín de San Vicente de Tagua Tagua, em cujas mãos ele morreu.

Seu filho Fernando Hurtado Echenique seu sucessor na criação de cavalos chilenos, ele fez desde 1936, em La Esperanza, e transformou-a em uma das mais importantes do país, exemplares de grande morfologia como excelentes corraleros.

Em Los Maquis del Guindo, apenas os descendentes permaneceram em duas éguas. Moeda nascida em 1915, filha da égua Tumbaga, e foi a mãe de Enchapao, Canario, um bayo filho de Cuequero excelente vaqueiro. Este sangue generoso é conservado através de Rabietita, nascido em 1936, muito premiado em exposições e mãe de Parcelero por Aleteo, bom potro de currais e premiado em exposições. Casaca a outra filha de Guindo é a mãe de Farra, mãe dos reprodutores Sembradora 2 e Mensajera. Sembradora foi excelente de vacas, outra filha Casaquita é Trapera grande corralera e boa de monte; Trapera com Parcelero deu a Casaquita II mãe de Moeda que com Bellaco deu a La Chispita Don Carloto.

A última filha de Casaca foi Quireña en Cuequero, muito boa em reprodução, que deu Subina, Gallardía, Quila e Dihueña. Dihueña deu Cocaína, Coilera, Araucana, Tinterillo, Apequenado e o grande candidato em retruque. Casaca também deu a Capote o pai da excelente Noche Mala, mãe de Capotuda e da premiada Pancurria. Capote foi comprado por Luis Rivadeneira de Temuco.

Quireña mãe de Quila em Aleteo e deu Tincada que deu Morocho Tristeza, nascido em 1975, mãe extraordinária em cabanas como La Amanecida, Santa Isabel e Doña Pelu.

Um amigo do Sr. José María Hurtado, a quem conheceu em 1908, o Sr. Bamphylde Inglês, que fundou uma criatório em Manresa, Naltahua, e depois foi para Panquehue, teve grande importância no desenvolvimento futuro dos maquis. Este inglês comprou a Joaquín Rodríguez um grupo de cavalos, onde vinham o Africano, e varias éguas principais.

Arturo Bamphylde deu a José María Hurtado deu-lhe o importante reprodutor jogador Segador Hurtado, filho de Africano e máscara, e isso vai mudar o jumentinho yesquero Inglês e Africano Segador filho do Africano.

Em 1908, José María Hurtado comprou muitos potros na Hacienda El Principal de Vicente García Huidobro e registrou-os no Registro com Guindo.

Foram Mala Noche, Garrafa, chileno, Quirinca, Breva, Mistela, redfish, e também compraram outras cópias à Sra Carmen García Huidobro em Catemu, incluindo um Lagrimilla, faísca e Penca. Em El Huique eu compro Berro. E no incubatório Elías Errázuriz em Colchagua para Borrega e no final do Tattersall em Santiago para Cereza.

Este foi o primeiro grupo de cavalos da fazenda Maquis.

Em 1914, o Reaper No. 680, nascido em 1910, e seu pai africano No. 552, alguns anos depois, chegaram a Los Maquis.

Risa filha do baio de Vihiculèn gerou Morocha em Segador, que serviu de Cuequero filho Segador também deu a Segadora, nascida em 1930. Esta égua deu Quebrado Machinery; Navita mãe de Neblina em Regador que reproduziu e deu Ventolera; um retratado que ela deu a Morocha em Aleteo; Mergulhar em Frasco que deu a Segadora em Aleteo, grande égua mãe do viveiro onde deu a Carcajada, Felpa e Marroquino; levado para a cabanha La Amanecida e deu Esperanza, Pelusa, Pilauco e Reaper. Além disso, a filha de Sailor deu lugar de criação de Miranda à Coragem, Delicioso, Glória, Heresia, Intenção, Lament, Orgulhosa, Negócios, todas as vacas extras.

Outra filha Risa No. 524, é Daga em Condor I, mãe Pitancero em Panizo (Africano) grande jogador e pai de No. calabresa 3177, jogador notável em Los Maquis e reprodução lagoa Luis Rivadeneira em Temuco. Calabrés no lado materno é o filho de Norma, filha de Escobilla, por Mulato de Vichiculén.

Sultana filha de Mulato de Vichi Culén em Peineta é a mãe de Balalaika em Segador que deu um espelho em Cuequero, um potro bonito premiado com a exposição de Talca.

Mala Noche No. 529, deu Casaca em Guindo, mãe de Casaquita em Cuequero, e deu Trapera na mãe calabresa Casaquita em parcelero que foi jogado em Los maquis com Morocho e depois foi para canil Mañihuales e reproduzido com chamanto.

Mala Noche também deu Pero es Nada en Segador, e deu o excelente Tallera, Poca Cosa e Noche Mala. Isso deu uma boa noite extra de vacas, e Pancurria tanto em Retruque. Pancurria muito premiada em exposições é a mãe de Chacolí (Zancudo), excelente cowboy, Esperanza en Aleteo, que tocou com Morocho e Salteador; outra filha de Pancurria eraOdalisca em Aleteo e mãe de 8 descendentes em Los Maquis; Little Thing in Altivo de Retinto deu a Canejo em Calabrés, excelente reprodutor. Esperanza com Morocho deu a Encomienda que cruzou com Arrayan (Juguete) é a mãe de La Chispita Don Pele, nascida em 1993, reprodutora. Cruzada Encomenda com Reservado (Chorus) é Pancurria 2ª mãe de La Chispita, e égua de jovens no incubatório.

Botella No. 530 das principalinas deu Frasquita em Cubano deu a Que Te Importa em 1923, e mãe de Ardentia em Cuequero, grande vaqueira e mãe de Batelero em Regador (Alcatraz), de Cubano em Aleteo, cavalo extraordinário de corrais. Outras filhas de Ardentía são adjudicadas em exposição de Santiago e que deixou 5 crias em Los Maquis, de Chiripa também excelentes e que reproduziam em casas de reprodução de Polpaico.

Borrega deixou duas filhas Amaya e Albahaca, a primeira filha de Choroy II, deixar Francachela em Franqueza mãe Africano que deu Gañancito e mãe dissimulado por sua vez Negra filha Linda, em 1953, irrigador, excelentes vacas égua. Franqueza também deu a Good Moza quem deu a Cigueña em Regador. Solapada deu com Batelero a Solapada, mãe de Ambiciosa, com um Salteador que foi dado a Franqueza II, mãe de Fachosa em El Trapiche.
El Concho (Huila) deu ao Trapiche Froilán.

A segunda parte continuará no próximo sábado.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!



Nossos Colunistas