colunas

Tabacón, um cavalo excepcional
por Arturo Montory Gajardo

Data: domingo, 27 de maio de 2018 - Hora: 12:44

Nascido em outubro de 1963, criado por Baltasar Puig na Cabanha Las Mercedes.

Filho de Marinheiro (Flutuante-Alcatraz) em Talavera por Rascucho e Arqueria por Enchufe.

Foi comprado potrilho por Ramón Cardemil e foi "corrigido" por Ruperto Valderrama M. tornando-se um cavalo vaquero muito bom, razão pela qual apresentado a égua Primavera, altamente estimado por seu criador, e desse cruzamento nasceu a única cría de Tabacon, a famosa Secarrona.

Problemas de saúde impediram que ele corresse bem, às vezes ele ficava bravo, e não tiveram outra coisa que fazer que capar.

De potro, eu o vi correr com Ruperto e Oscar Bustamante, que foi alguns rodeios com Ramón Cardemil, e ele parecia excelente.

Eles chegaram a Santa Elba Manuel Fuentes e montaram uma collera de cavalos irmãos paternos, Tabacon com Trampero, e foi, portanto, o sucesso que ganhou o Campeonato Nacional em 1973 em Rancagua.

Ele estreou nas meia-luas em 1971 e foi o 5º no ranking, em 1972 e 1973 em 1º e 7º em 1974.

E de maior foi comprado por Alejandro Tornero com o que chegou várias vezes a Rancagua.

De acordo com Don Ramón, ele era o "melhor cavalo que corria", uma imensa homenagem de um ginete que todos nós conhecemos os grandes cavalos que ele tinha e montou.

Este é o sangue de Alcatraz com força incomum e arrogância, que, juntamente com a vinda de Rascucho aparece, ele se tornou uma lenda passando pelos corrais e sua única filha plantou uma semente eterna.

Sem descuidar que o Talavera era a filha do belo e premiado em exposições o Archery além de ter grande rédea.

Tabacon não tinha nada de Broken em seu pedigree e era excepcional, o que mostra a abertura no funcionamento do nosso sangue.

Secarrona era um mulato muito forte, com uma musculatura excepcional, paletas, braços, eram excepcionais, vê-la andando parecia um tanque potente e também muito boa de vaca.

Sua mãe Primavera correu um único rodeio oficial em Curicó e quebrou uma perna quando saiu do caminhão e foi tão bom quanto sua irmã paterna Pelotera.

De Percala e Reforço, Primavera nasceu.

Secarrona deu Cachada, Chispazo e Patagua em Bellaco; Cardilla, Tabernero e Trenzado em Taco.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!