colunas

Piguchén e o legado
por Arturo Montory Gajardo

Data: sábado, 31 de março de 2018 - Hora: 10:42

Piguchén e o legado de Samuel Parot G.

Estudando um grande criador:

Entrevistado depois de ser campeão do Chile, Samuel Parot disse naquela época, abril de 1977:

"Desde 1961, data de fundação do meu criatório, o maior de todos e meu maior orgulho é poder dizer que Guariqueque e Desidério nasceram e cresceram em Piguchén.

Isso apenas compensa o esforço sustentado durante tantos anos. Acredito ter tido sucesso em meu desejo e constante preocupação com a seleção de mães, guiadas tanto pela origem de seu sangue, quanto pelas qualidades morfológicas e habilidades de correção.

Três pontos-chave, que nunca deixo de ter em mente.

Eu considero os resultados ótimos. Por exemplo, Desiderio, de Huinca e Belicosa, herdou as condições e qualidades de seus pais. Em seu tempo eles eram grandes figuras da meia lua.

Entre os melhores exemplares que tive, posso mencionar Belicosa, que nas mãos de seu proprietário, o prestigiado criador Talquino Angel Caballero, se destacou como uma mãe extraordinária.

Antes de passar para o meu poder, eu dei aquele grande reprodutor de hoje, nunca no domingo.

O melhor cavalo que eu acho que criei? Bom Amigo, infelizmente ele ficou cego aos 10 anos de idade.

Não posso esquecer o pai de Guariqueque, Guachipato. Um dos potros mais precoces dos últimos tempos. Depois de três anos, passei a ocupar o segundo lugar no ranking nacional. Minha inexperiência na época fez com que ele sofresse um declínio notável, ao extremo de promover todos os tipos de comentários. O menos veio a ser dito que ele não era mais um cowboy.

Eu consigo me recuperar.

Com ele me tornei campeão em Rodeo Champion em 1966, o afastei do curral em 1968, e em 1969 ele foi campeão do Chile.

Ele deu poucos filhos, mas todos eles ótimas condições.

Seus filhos são: Guariqueque, Doña Cote y Horquilla.

Eu vendi para o jogador.

A mãe de Guariqueque, Clementina, foi uma grande corretora de atuação, campeã e classificada em várias ocasiões. Os destaques são o campeão nacional e a final do rodeio da UNCTAD III.

Aos 10 anos e estando em ótimas condições, decidi retirá-lo de toda a competição, atribuindo-o exclusivamente à reprodução.

Finalmente vou abordar Pitagua, filha de Longaviana, portanto, irmã de um verdadeiro líder Raza, Longaviano, com base na Caballada seleto de Santiago Urrutia B. Mas uma vem em linha Bayo León.

É um dos poucos que vem de um carro de corrida tão magnífico ".

Essa é a avó do Guariqueque!

Clementina N ° 43825, de No me Toques e Pitagua deram em Piguchén a Guariqueque e Fabuloso em Guachipato; Idle, Perica e Que Chica em Ñipan; Raquelita e Testera no Guardião I; Solitário em bêbado

Clementina em La Amanecida deu Martingala em Morocho.

O Paicavi e Peleco, criatório que também optou pelo que mesmo sangue de Longaviano-Quillacon, através da aquisição de éguas Comaire lola and rastra, ambos por Quillacon II e Bufita; Cascata de Gamo-Longaviano por Paicavi; e Raptorcita de Quillacon II e Raptora de Longaviano; e Quillacon IV de Barranco e Mentita II da Peleco.

Piguchén resultados de reprodução e Peleco são amplamente reconhecidos e tenho certeza de reunir o sangue destas Caballares famílias em uma única reprodução, que se tornaria um grande sucesso no futuro.

Quer dizer, netas de Piguchén Clementina cruzado com Peleco Ronaldo, Peleco Romário, boneca Peleco, Paicavi Primor, por exemplo, ou filhas desses potros ou seus pais Paicavi Requinto e Peleco Quillacon com casa potros família com Clementina matrilinear.

Exemplos atuais do proposto:

O tordilho potro e muito bom corrente, Casas del Parque Firpo, filho de Requinto em Coqueta por Escándalo filho de Idle-Clementine, é um exemplo vivo do que afirmo. Também, a égua Peleco Ocurrencia, filha de San José de Loa Refajo (Escándalo) e Paicavi Risión.

Tenho certeza de que, se um criador atual desenvolver esse esquema, no futuro ele terá que falar, especialmente porque há exemplos notáveis ​​de ambos os ramos. A distância no tempo da Pitagua, Comaira Lola, Rastra, Raptorcita até chegar a Bayo León é quase a mesma que os cavalos atuais descendentes deles, isto é, o mesmo número de gerações.

Eu recomendo esta alternativa para pequenos criadores ou aqueles que querem começar, de poucas éguas, não mais que 4 para dedicar-se plenamente a seus descendentes, e para dar-lhes desde o início a melhor criação e educação, só assim os verdadeiros genes se manifestam e qualidades especiais, em uma massa de 40 ou mais éguas de reprodução e 40 a 50 potros que a observação é totalmente minimizada ou cancelada.

Perguntei a Don Ramón Cardemil M. quantas vezes ele tinha idade para um campeão e sua resposta foi sempre a mesma, "alguns meses depois do potro e ao pé de sua mãe", apenas observando seu comportamento. e relacionamento com o ambiente e os obstáculos que são oferecidos a ele e como ele os resolve.

Em seguida, vem a adulteração e posterior "arranjo" para o chileno, que só é bem sucedido se segue "passo a passo" seu pleno desenvolvimento, sendo seu criador e dono, sempre, para detectar a bondade e os vícios de seus espécimes que devem melhorar com genética e gestão, o que é conseguido com poucas cópias, mas "tentar descartar", isso é fácil, não é o que os grandes criadores fizeram no passado, "observação e cuidado", não há outra regra.



O mesmo fizeram Adolfo Luco, Estanislau Anguita, Edmundo Moller, César Rozas, Rodolfo Bustos, Alberto Araya, Alberto Schwalm, Ramon Cardemil, Samuel Parot, Emilio Lafontaine.

E devo dizer que a minha experiência pessoal, modernas técnicas de gestão estrangeiras de um "cavalo de trabalho", são inúteis para o nosso próprio, é infinitamente maior do que "fixadores" os chilenos têm criado e projetado no "passeios huasa" um através de 400 anos.

Esta maneira de abordar a criação fez do cavalo chileno único no mundo. Proximidade e afeto para cada cópia, o que herdamos dos pilotos berberes há 500 anos, os criadores de Formação, Movimento ao Rienda e perto de cada cópia agora chamado Doma Racional Crianza, e principalmente, sua predileção para a seleção e preferência para as mães. Nos oásis a criação deve ter sido muito escassa, para a qual a seleção deveria ter sido ótima.

"A barriga é um baú de ouro", disseram eles e isso foi escrito, e confirma as fazendas acima mencionadas, que começou e atingiu o sucesso com dois a três éguas, nada mais.

Mesmo se um Chefe de Raça estiver disponível, os filhos das mães mais notáveis ​​serão seus sucessores.

Nota:

Uma anedota muito pessoal

Naqueles anos, em 1968 Jorge Lasserre L. comprou o Pitagua Samuel Parot para filhotes em seu Trongol incubatório, está cheio de grandes éguas, mas infelizmente a égua nunca deu nascimento, e colocar o Quillacon II, que era George para que tempo, e por essa razão eu emprestei para executá-lo, o que eu fiz em rodeios Canete e Arauco, e Pitagua vários anos que não funcionam, então Clarear só porque era "mestre".

Em um ajuntamento de Arauco na série de éguas que ele estava dentro do apiñadero fazendo collera com o meu compadre Hernán Eyheramendy montado em Pitagua e média, e é até a porta para Samuel Parot e Santiago Urrutia, que montou Candileja e perniciosa, e veja-me Samuel na égua, diz forte "uy, nas mãos que minha égua é", o que causou uma risada geral.

Conhecemo-nos porque viemos de Curicó e corremos em Talca algumas vezes e também sempre fomos para Arauco.

Nunca imaginei a transcendência que o mulato teria a tempo.

Nesse mesmo tempo com meu compadre já famoso e conhecido como "El Gordo de Comalle" nós sonhamos em ter um grande gatil, ouvindo todos esses heróis, e fomos comprar o Raptora Don Angel Caballero em Colin, chegamos, ele nos mostrou a égua que estava solto com a azeda Nunca no domingo, era feio e velho ainda mais, mas nós já sabíamos e expressamos nossa intenção, ele respondeu "garotos legais, vamos tomar chá melhor", e nós fizemos, não houve resposta, e permanecemos grandes amigos para sempre, mas voltamos sem uma égua.

Quando os velhos corraleros de Curicó e Talca, nossa aventura, ouviram, riram da bela "patudos" e da fama de luz do gênio de Don Angel. E 50 anos se passaram.



Venha e participe Conosco!
Deixe seu comentário,
Até a próxima.

Já viu os animais que vendemos? Veja Aqui!